jueves, 23 de agosto de 2012

Sancta Mater Ecclesia-Instrução sobre a verdade histórica dos Evangelhos


Pontifícia Comissão Bíblica






Instrução sobre a verdade histórica dos Evangelhos [*]

(Texto bilíngue: latim - português)

Tradução para o português direto do latim- prof. Dr. Adilson L. P. Oliveira - Estudos Teológicos 

I.  A Santa Mãe Igreja, "coluna e sustentáculo da verdade", [1] sempre usou a Sagrada Escritura em sua tarefa de transmitir a salvação celestial para os homens. Ela sempre defendeu, também, a partir de todo o tipo de falsa interpretação. Desde que nunca ocorra um problema (bíblico), o exegeta católico  nunca deve  perder o coração (fides et ratio) para explicar a palavra divina e na solução das dificuldades que lhe são propostos. Em vez disso, deixe-o de lutar para abrir ainda mais o real significado das Escrituras. Deixe-o firmemente confiar não só em seus próprios recursos, mas acima de tudo com a ajuda de Deus (dom de ciência e sabedoria) e a luz da Igreja (sagrado magistério).

II. É uma fonte de grande alegria que lá se encontram, hoje, para atender às necessidades dos nossos tempos, os fiéis filhos da Igreja, em grandes números, que são especialistas em assuntos bíblicos. Eles estão seguindo as exortações dos Sumos Pontífices e estão a dedicar-se plenamente e incansavelmente a esta tarefa séria e difícil. "E todos os outros filhos da Igreja carregam em mente que os esforços desses trabalhadores resolutos na vinha do Senhor devem ser julgados não só com equidade e justiça, mas também com a maior caridade", [2] uma vez que mesmo ilustre intérpretes, como o próprio Jerônimo, tentou às vezes explicar as questões mais difíceis, sem grande sucesso. [3] O cuidado deve ser tido "que o conflito agudo de debate não deva nunca ultrapassar os limites da caridade mútua(3a. virtude teologal). Também não deve ser dado a impressão de  um argumento em que as verdades da revelação(sagrada escritura) e tradições divinas estão sendo postas em causa. Para salvo acordo entre mentes ser salvaguardados e princípios ser cuidadosamente respeitado com o progresso, porém grande nesta disciplina nunca será esperado das atividades diversas de tantas pessoas ". [4 ]

III. Hoje mais do que nunca o trabalho dos exegetas(Teologia Bíblica) é necessário, porque muitos escritos estão sendo espalhados no exterior em que a verdade dos fatos e palavras(contextualizações históricas) que estão contidas nos Evangelhos é questionada. Por esta razão, a Pontifícia Comissão Bíblica, em busca da tarefa que lhe é dado pelos Sumos Pontífices, considerou adequado para expor e insistem sobre os seguintes pontos.

IV. 1. Deixe o exegeta católico(Teologia Bíblica), seguindo a orientação da Igreja(Sagrado Magistério), obter lucro a partir de tudo o que os intérpretes anteriores, principalmente os santos Padres e Doutores da Igreja(Sagrada Tradição), têm contribuído para a compreensão do texto sagrado(Sagrada Escritura). E que ele continue seu trabalho ainda mais. A fim de colocar a verdade permanente e a autoridade dos Evangelhos em sua plena luz, ele precisa seguir as normas de hermenêutica racionais e católica. Ele diligentemente deve empregar novos auxílios exegéticos, sobretudo aqueles que o método histórico, tomado em seu sentido mais amplo, oferece a ele - um método que investiga cuidadosamente fontes e define a sua natureza e valor, e faz uso de tal ajuda a crítica textual como , crítica literária, bem como o estudo de línguas. O intérprete deve ouvir os conselhos de Pio XII, de feliz memória, que nos prescreveu: "prudência para analisar qual a contribuição que a forma de expressão ou a forma literária foi usada pelo escritor sagrado e fazer uma interpretação verdadeira e genuína. E que ele seja convencido de que esta parte de sua tarefa não pode ser negligenciada sem grave prejuízo à exegese católica(Teologia Bíblica) ". [5] Por este conselho, de Pio XII, de feliz memória que enunciou uma regra geral de hermenêutica, pela qual os livros do Antigo Testamento, bem como os livros do Novo Testamento  devem ser explicados. Não compondo os escritores sagrados e empregados da maneira de pensar e escrever que estavam em voga entre seus contemporâneos. Finalmente, o exegeta vai usar todos os meios disponíveis para sondar mais profundamente a natureza do testemunho do Evangelho(S.E.), na vida religiosa das igrejas primitivas(S.T.), e para o sentido e o valor da tradição apostólica(Sagrado Magistério).

V. Como garante a ocasião, o intérprete pode analisar quais os elementos razoáveis ​​estão contidos no "método Forma-Crítica", que pode ser usado para uma compreensão mais completa dos Evangelhos. Mas deixe-o ser cauteloso, porque dificilmente são admissíveis princípios filosóficos e teológicos, muitas vezes estarão misturado com este método, que não raro têm viciada o método em si, bem como as conclusões na área literária. Para alguns defensores deste método foram desviados pelas opiniões preconceituosas do racionalismo(Teologia Racionalista e Empirista). Eles se recusam a admitir a existência de uma ordem sobrenatural e com a intervenção de um Deus pessoal no mundo através da revelação estrita, e da possibilidade e da existência de milagres e profecias. Outros começam com uma falsa idéia de fé, como se não tivesse nada a ver com a verdade histórica - ou melhor, eram incompatíveis com ele. Outros negam o valor histórico e a natureza dos documentos de revelação quase a priori. Finalmente, outros fazem a luz da autoridade dos apóstolos como testemunhas de Cristo, e de sua tarefa e influência na comunidade primitiva, exaltando  o poder criativo da comunidade. Todos esses pontos de vista não são apenas contra a doutrina católica, mas também são desprovidas de base científica e alheios aos princípios corretos de método histórico.

VI. 2. Para julgar corretamente sobre a fiabilidade do que é transmitido nos Evangelhos, o intérprete deve prestar atenção diligente para os três estágios da tradição pela qual a doutrina e a vida de Jesus que chegaram até nós.

VII. Cristo, nosso Senhor juntou-se aos discípulos escolhidos, [6] que seguiu-O desde o início, [7] viu os seus feitos, as suas palavras, e desta forma foram equipados para ser testemunhas de sua vida e doutrina. [8] Quando a Senhor foi oralmente explicando sua doutrina, Ele seguiu os modos de raciocínio e de exposição, que estavam em voga na épocaEle se acomodou com a mentalidade de seus ouvintes e viu que o que Ele ensinou foi firmemente impressa na mente e facilmente lembrada pelos discípulos. Estes homens entenderam os milagres e outros eventos da vida de Jesus corretamente, como atos realizados ou projetados para que os homens crêem em Cristo, através deles, e abraçar com fé a doutrina da salvação.

VIII. Os apóstolos proclamavam acima de tudo, a morte e ressurreição do Senhor, como  testemunho de Jesus. [9] Eles fielmente explicaram Sua vida e suas palavras, [10], tendo em conta em seu método de pregar as circunstâncias em que seus ouvintes encontravam-se . [11] Depois que Jesus ressuscitou dos mortos e Sua divindade foi claramente percebido, [12] a fé, longe de destruir a memória do que havia acontecido, e confirmado, porque a sua fé repousava sobre as coisas que Jesus fez e ensinou. [13] nem era transformado em uma pessoa "mítico" e seu ensinamento deformado em conseqüência da adoração que os discípulos  que o tempo em que Jesus pagou como o Senhor e o Filho de Deus. Por outro lado, não há motivo para negar que os apóstolos passaram para os seus ouvintes o que realmente foi dito e feito pelo Senhor com um entendimento mais completo de que gozavam, [14] tendo sido instruídos pelos acontecimentos gloriosos de Cristo e ensinada pela luz do Espírito da Verdade. [15] Então, assim como o próprio Jesus após a sua ressurreição "interpretado a eles" [16] as palavras do Antigo Testamento, bem como sua própria [17], eles também interpretaram suas palavras e ações de acordo com as necessidades de seus ouvintes. "Entregando-se ao ministério da palavra", [18] que pregou e fez uso de diferentes modos de falar que foram adaptadas à sua própria finalidade e da mentalidade de seus ouvintes. Para eles eram devedores [19] [20] Mas esses modos de falar com o qual os pregadores proclamavam Cristo deve ser distinguidas e (bem) avaliado "para gregos e bárbaros, para o sábio e o insensato".: Catequeses, histórias, Testemunhos, hinos, doxologias, orações - e outras formas literárias desse tipo que estavam na Sagrada Escritura e estavam acostumados a ser usado por homens da época.

IX. Esta instrução primitiva, que foi a primeira passada de boca em boca e, em seguida, por escrito - logo aconteceu que muitos tentaram "para compilar uma narrativa das coisas" [21], que dizia respeito ao Senhor Jesus - se comprometeu a escrever pelos autores sagrados em quatro Evangelhos em benefício das igrejas, com um método adequado para a finalidade peculiar que cada um (autor)possa definir para si mesmo. Das muitas coisas proferidas eles selecionaram algumas coisas, outros reduzidos a uma síntese, (ainda) outros, como explicado em mente para cada situação das igrejas. Com todos (possíveis), significa que eles procuraram  seus leitores que puderam  tomar conhecimento da confiabilidade [22] dessas palavras que tinham sido instruídos. Na verdade, a partir do que eles tinham recebido os escritores sagrados, acima de tudo selecionado as coisas que foram adaptados às diversas situações dos fiéis e para a finalidade que eles tinham em mente, e adaptado a  narração deles para as mesmas situações e propósitos. Desde que o significado de uma declaração que também depende da sequência, os evangelistas, ao passar sobre as palavras e ações de nosso Salvador, explicando estes agora em um contexto, e em outro, dependendo de (sua) utilidade para os leitores. Consequentemente, deixe o exegeta procurar o significado pretendido pelo evangelista ao narrar um ditado ou uma ação de uma determinada maneira ou de colocá-lo em um determinado contexto. Pois a verdade da história não é nada afetada pelo fato de que os Evangelistas relacionavam as palavras e ações do Senhor em uma ordem diferente, [23] e expressavam seus ditos não literalmente, mas de forma diferente, preservando  o(seu) sentido. [ 24] Pois, como diz Santo Agostinho: "É muito provável que cada evangelista acreditava ter o seu dever de relatar o que tinha  nessa ordem em que aprouve a Deus a sugerir que a sua memória nessas coisas, pelo menos em que a ordem, seja este ou aquele, diminui em nada da verdade e da autoridade do Evangelho. Mas por que o Espírito Santo, o qual distribui individualmente a cada um como quer, [25] e que, portanto, sem dúvida, também governada e governou a mente dos santos (escritores) em recordar o que eram para escrever por causa da autoridade preeminente que os livros eram para desfrutar, permitida uma para compilar sua narrativa desta maneira, e outro em que, qualquer pessoa com diligência piedosa pode buscar a razão e com a ajuda divina será capaz de encontrá-lo ". [26]

X. A menos que o exegeta presta atenção a todas essas coisas que dizem respeito à origem e composição dos Evangelhos e faz uso adequado de todas as conquistas louváveis ​​de pesquisa recente, ele não vai cumprir a sua tarefa de sondar o que os escritores sagrados pretenderam e que eles realmente disseram. A partir dos resultados das novas investigações, é evidente que a doutrina e a vida de Jesus não foram simplesmente relatadas com o único propósito de ser lembrado, mas foram "pregou", de modo a oferecer à Igreja uma base de fé e de moral. O intérprete (então), por incansavelmente analisando o testemunho dos evangelistas, será capaz de ilustrar de maneira mais profunda o valor perene e teológico dos Evangelhos e trazer claramente o quão necessário e importante é a interpretação da Igreja(Sagrado Magistério) .

XI. Há ainda muitas coisas, e da maior importância, na discussão e explicação de que o exegeta católico pode e deve exercer livremente a sua habilidade e genialidade de modo que cada um pode contribuir com sua parte para a vantagem de todos, para o progresso contínuo do sagrado doutrina, para a preparação e apoio adicional do julgamento a ser exercido pelo magistério eclesiástico, e à defesa e honra da Igreja(Teologia Sistemática moral e Dogmática). [27] Mas que ele sempre deve estar disposto a obedecer ao Magistério da Igreja, e não se esqueça de que os apóstolos, cheios do Espírito Santo, pregou a boa notícia, e que os Evangelhos foram escritos sob a inspiração do Espírito Santo, que preservou seus autores de todo erro. "Agora nós não soubemos do plano de nossa salvação de todos os outros do que aqueles a quem o evangelho chegou até nós. Fato, o que uma vez pregou que mais tarde passou para nós nas Escrituras, pela vontade de Deus, como a terra e o pilar de nossa fé(dogmática e ética). Isso não é correto dizer que eles pregavam antes de terem adquirido conhecimento perfeito, como alguns me arriscaria a dizer que  e se orgulhar de ser corretores dos apóstolos. Na verdade, depois de nosso Senhor ressuscitar dos mortos e eles foram investido de poder do alto, como o Espírito Santo que veio sobre eles, ele encheram-se de tudo (Seus dons) e tinha perfeito conhecimento. Eles saíram até os confins da terra, todos e cada um com o evangelho de Deus, anunciando a notícia da bondade de Deus para nós e proclamar a paz celestial para os homens ". [28]

XII. 3. Aqueles cuja tarefa é ensinar em seminários e instituições similares devem: "principal preocupação de que a Sagrada Escritura venha a ser  ensinada com  dignidade da disciplina e as necessidades que os tempos exigem". [29] Que os professores acima tudo possam explicar seu ensino teológico, a fim de que as Sagradas Escrituras "pode ​​tornar-se para os futuros sacerdotes da Igreja tanto uma fonte pura e infalível para a sua própria vida espiritual, bem como alimentos e força para a tarefa sagrada de pregação que eles são prestes a realizar ". [30] Quando eles praticam a arte da crítica, especialmente a chamada crítica literária, que eles não persiga como um fim em si mesma, mas que através dele se pode perceber mais claramente o sentido pretendido por Deus através da escritor sagrado. Deixe que eles não param, portanto, a meio caminho de conteúdo, apenas com suas descobertas literárias, mas mostrar além como essas coisas realmente contribuem para uma compreensão mais clara da doutrina revelada, ou, se for o caso, para a refutação de erros. Instrutores que seguem estas normas vão permitir aos seus alunos  encontrarem na Sagrada Escritura o que pode "elevar a mente a Deus, alimentar a alma, e ainda mais a vida interior". [31]

XIII. 4. Aqueles que instruir o povo cristão em sermões sagrados têm necessidade de grande prudência. Deixe, acima de tudo  a doutrina, consciente para a advertência de São Paulo: "Olhe para si mesmo e seu ensino; agarra-se a isso, pois assim fazendo você salvará tanto a si mesmo e aos que te ouvir.". [32] Eles vão abster-se totalmente de propor novidades vãs ou insuficientemente estabelecida. Quanto a novas opiniões já solidamente estabelecidos, podem explicá-los, se necessário, mas com cautela e cuidado devido para os seus ouvintes. Quando narram acontecimentos bíblicos, que eles não adicionem detalhes imaginativos(imaginário religioso) que não estejam em consonância com a verdade.

XIV. Esta virtude da prudência deve ser valorizada principalmente por aqueles que publicam para os fiéis. Deixe-os cuidadosamente trazer as riquezas celestiais da palavra divina "de que os fiéis possam serem movidos e inflamados justamente para conformar(confortar espiritualmente) as suas vidas". [33] Eles devem considerar que é um dever sagrado de nunca partir (diminuir) no menor grau que seja a doutrina comum(Doutrina Social da Igreja) e a tradição da Igreja. Eles devem de fato explorar todos os avanços reais da ciência bíblica, que a diligência de recente (alunos) tem produzido. Mas eles vão evitar totalmente as observações imprudentes de inovadores. [34] Eles estão proibidos de divulgar, levado por alguma coceira perniciosa(ateísmo) para a novidade, quaisquer tentativas de solução para as dificuldades sem uma seleção prudente e grave discriminação, pois assim eles irão perturbar a fé de muitos.

XV. Esta Pontifícia Comissão Bíblica já considerou adequada lembrar que os  livros e os artigos em revistas e jornais sobre temas bíblicos estão sujeitos à autoridade e jurisdição dos Ordinários, uma vez que tratam de questões religiosas e pertencem à instrução religiosa dos fiéis. [35 Ordinários] são, portanto, pedidos para vigiar com grande cuidado sobre escritos populares deste tipo.

XVI. 5. Aqueles que são responsáveis ​​das associações bíblicas são para cumprir fielmente as normas estabelecidas pela Pontifícia Comissão Bíblica. [36]

XVII. Se todas essas coisas forem observados, o estudo das Sagradas Escrituras contribuirá para o benefício dos fiéis. Mesmo na nossa época todo mundo perceberá a sabedoria do que São Paulo escreveu: Os Escritos Sagrados "pode ​​instruir (nós) para a salvação, pela fé em Jesus Cristo.  Toda a Escritura é divinamente inspirada e proveitosa para ensinar, para repreender, para corrigir e para um treinamento em retidão, para que o homem de Deus seja perfeito e capacitado para toda boa obra ". [37]

XVIII. O Santo Padre, o Papa Paulo VI, na audiência concedida graciosamente ao secretário abaixo-assinado em 21 de abril de 1964, aprovou a presente Instrução e ordenou a publicação do mesmo.

Roma, 21 de abril de 1964
Benjamin N. Wambacq, O. Praem.
Secretário da Comissão

Notas de rodapé "Instrução" da CCP

* [Nota do Fitzmyer]: A numeração das notas de rodapé da América geralmente é preservada, ocasionalmente, foi necessário para reverter dois deles por causa da formulação em português. Palavras adicionadas em parênteses não aparecem no texto latino, que são fornecidos para o bem do português. Cf. . notas 2 e 8 supra - Por alguma razão estranha as referências à encíclica Divino afflante Spiritu são dadas no texto latino da Instrução para a tradução italiana da Encíclica na Acta Apostolicae Sedis, temos alterado para as páginas correspondentes do o texto oficial latino.
1) 1 Tim 3:15.

2) Divino afflante Spiritu (doravante DaS) 46 (EB 564, AAS 35 [1943] 319; RSS 101).

3) Cf.. Spiritus Paraclitus 2, 3 (EB 451; RSS 50).

4) Vigilantiae Carta Apostólica (EB 143; RSS 33).

5) Das 38 (EB 560; AAS 35 [1943] 316; RSS 98).

6) Mc 3:14; Lc 6:13.

7) Lc 01:02, Atos 1:21-22.

8) Lc 24:48; Jo 15:27, Atos 1:8; 10:39; 13:31.

9) Lc 24:44-48, Atos 2:32; 3:15; 5:30-32.

10) Atos 10:36-41.

11) Comparar Atos 13:16-41 com Atos 17:22-31.

12) Atos 2:36; Jo 20:28.

13) Atos 2:22; 10:37-39.

14) Jo 2:22; 12:16; 11:51-52, cf. 14:26; 16:12-13; 07:39.

15) Jo 14:26, 16:13.

16) Lc 24:27.

17) Lc 24:44-45, Atos 1:3.

18) Atos 6:4.

19) 1 Coríntios 9:19-23.

20) Rom 1:14.

21) Lc 1:1.

22) Lc 1:4.

23) Cf.. João Crisóstomo, Hom. em Matth. 1, 3 (PG 57, 16-17).

24) Agostinho, De consensu Evangelistarum 2, 12, 28 (PL 34, 1090-1091; CSEL 43, 127-29).

25) 1 Coríntios 12:11.

26) De consensu Evangelistarum 2, 21, 51-52 (PL 34, 1102; CSEL 43, 153).

27) Das 47 (EB 565; AAS 35 [1943] 319; RSS 102).

28) Irineu, Adversus haereses 3, 1, 1 (Harvey 2, 2; PG 7, 844).

29) Quoniam Carta Apostólica em re biblica (EB 162; RSS 36).

30) Das 55 (EB 567, AAS 35 [1943] 322; RSS 104).

31) das 25 (EB 552, AAS 35 [1943] 311; RSS 93).

32) 1 Tim 4:16.

33) Das 50 (EB 566, AAS 35 [1943] 320; RSS 103).

34) Quoniam Carta Apostólica em re biblica 13 (EB 175; RSS 38).

35) Instrução De consocialionibus biblicis. (EB 626).

36) Ibid. (EB 622-33).

37) 2 Timóteo 3:15-17.







______________________________________________



PONTIFICIA COMMISSIO BIBLICA
DE HISTORICA EVANGELIORUM VERITATE

Sancta Mater Ecclesia quae est «colunna et firmamentum veritatis», [1] semper Sacram Scripturam ad munus supernam impertiendi animis salutem adhibuit eamque a quavis falsa interpretatione defendit. Quia problemata numquam deerunt, exegeta catholicus in exponendo divino verbo et in solvendis difficultatibus quae ei opponuntur, numquam animo deficiat oportet sed strenue laboret ut genuinum Scripturarum sensum magis adaperiat, non tantum suis fretus viribus, sed praesertim Dei auxilio et Ecclesiae luce firmiter confidens.
Magnopere gaudendum est plures hodie inveniri fideles Ecclesiae filios, rerum biblicarum, prout nostra requirunt tempora, peritos, qui hortamentis Summorum Pontificum obsecundantes, indefesso labore huic gravi arduoque muneri toto animo incumbant. Quorum «strenuorum in vinea Domini operariorum conatus non solummodo aequo iustoque animo, sed summa etiam cum caritate iudicandos esse ceteri omnes Ecclesiae filii meminerint», [2] cum quaestiones difficiliores etiam magni nominis interpretes, velut ipse Hieronymus, haud ita felici interdum exitu enucleare conati sint. [3] Caveatur «ne acrior disputandi contentio transgrediatur mutuae caritatis terminos; neve inter disputandum ipsae revelatae veritates divinaeque traditiones vocari in disceptationem videantur. Nisi enim salva consensione animorum collocatisque in tuto principiis, non licebit ex variis multorum studiis magnos exspectare huius disciplinae progressus». [4]
Exegetarum labor hodie eo vel magis requiritur, quod multa scripta vulgantur, quibus veritas factorum et dictorum quae in Evangeliis continentur, in discrimen vocatur. Quare Pontificia Commissio de Re Biblica, pro munere a Summis Pontificibus sibi commisso, opportunum duxit ea quae sequuntur exponere et inculcare.
1. Exegeta catholicus, ductu Ecclesiae, utilitates capiat ex omnibus quae priores interpretes, praesertim Sancti Patres Doctoresque Ecclesiae, ad intellegendum sacrum textum contulerunt eorusque labores ulterius persequatur. Ut Evangeliorum perennem veritatem et auctoritatem in plena luce collocet, accurate normas hermeneuticae rationalis et catholicae servant, nova exegeseos adiumenta sollerter adhibebit, praesertim ea quae historica methodus universim considerata affert. Haec sedulo fontes indagat eorumque naturam et vim definit, subsidia per criticen textus, criticen litterariam, cognitionem linguarum sibi comparat. Observabit interpres monitum Pii XII fel. rec., qui ei iniungit ut «prudenter... perquirat quid dicendi forma seu litterarum genus, ab hagiographo adhibitum, ad veram et genuinam conferat interpretationem; ac sibi persuadeat hanc officii sui partem sine magno catholicae exegeseos detrimento neglegi non posse»; [5] quo monito Pius XII fel. rec. generalem artis hermeneuticae regulam enuntiat, cuius ope tum Veteris tum Novi Testamenti libri explanandi sunt, eo quod in eis exarandis hagiographi modum cogitandi et scribendi apud aequales vigentem adhibuerunt. Denique exegeta omnia media usurpabit quibus altius indolem testimonii Evangeliorum, vitam religiosam primarum ecclesiarum, sensum et vim traditionis apostolicae perspiciat.
Ubi casus fert, interpreti investigare licet, quae sana elementa in «methodo historiae formarum» insint, quibus ad pleniorem Evangeliorum intellegentiam rite uti possit. Circumspecte tamen se gerat, quia saepe huic methodo commixta prostant principia philosophica et theologica haud probanda, quae tum methodum, tum conclusiones in re litteraria non raro depravant. Quidam enim huius methodi fautores praeiudicatis opinionibus rationalismi abducti, supernaturalis ordinis existentiam et Dei personalis in mundo interventum, ope revelationis proprie dictae factum, miraculorum et prophetiarum possibilitatem et existentiam agnoscere renuunt. Alii e falsa notione fidei procedunt ac si ipsa veritatem historicam non curet, immo cum eadem componi non possit. Alii historicam vim et indolem documentorum revelationis quasi a priori negant. Alii denique auctoritatem Apostolorum, quatenus testes Christi sunt, eorusque munus et influxum in primaevam communitatem parvi pendentes, creatricem potentiam huius communitatis extollunt. Quae omnia non tantum catholicae doctrinae adversantur, sed etiam fundamento scientifico carent, a rectisque historicae methodi principiis aliena sunt.
2. Interpres, ut de firmitate eorum quae in Evangeliis traduntur recte statuat, sollerter ad tria tempora traditionis attendat quibus doctrina et vita Iesu ad nos pervenerunt.
Christus Dominus Sibi discipulos selectos adiunxit, [6] qui Eum ab initio secuti sunt, [7] Eius opera viderunt verbaque audierunt et hoc modo apti fuerunt qui Eius vitae et doctrinae testes essent. [8] Dominus, cum doctrinam ore exponebat, modos ratiocinandi et exponendi tunc temporis vulgatos sequebatur, ita ad mentem auditorum Se accommodans et efficiens ut ea quae doceret firmiter menti imprimerentur et commode a discipulis memoria tenerentur. Hi miracula aliosque Iesu vitae eventus recte tanquam facta eo fine patrata vel disposita, ut eis homines in Christum crederent et doctrinam salutis fide amplecterentur, intellexerunt.
Apostoli imprimis mortem et resurrectionem Domini annuntiabant, Iesu testimonium reddentes, [9] Eiusque vitam et verba fideliter exponebant, [10] adiunctorum in quibus auditores versabantur, in modo praedicandi rationem habentes. [11] Postquam Iesus a mortuis resurrexit Eiusque divinitas clare perspecta est, [12] tantum afuit ut fides memoriam eorum quae evenerant, deleret, ut eam potius firmaret, quia fides in eis quae Iesus fecerat et docuerat [13] nitebatur. Nec propter cultum quo discipuli exinde Iesum ut Dominum et Filium Dei venerabantur, hic in «mythicam» personam mutatus est Eiusque doctrina deformata. Non est autem cur negetur Apostolos ea quae a Domino reapse dicta et facta sunt, auditoribus ea pleniore intellegentia tradidisse, qua ipsi eventibus gloriosis Christi instructi et lumine Spiritus veritatis [14] edocti fruebantur. [15] Inde est quod sicut Iesus Ipse post resurrectionem «interpretabatur illis» [16] tum Veteris Testamenti tum Sui Ipsius verba [17] ita et illi Eius verba et gesta, prout auditorum necessitates postulabant, interpretati sunt. «Ministerio verbi instantes»[18] variis dicendi modis, cum proprio proposito et auditorum mente congruentibus utentes praedicaverunt; nam «Graecis ac Barbaris, sapientibus et insipientibus»[19] debitores erant. [20] Hi vero loquendi modi quibus praecones Christum annuntiaverunt, distinguendi et perpendendi sunt: catecheses, narrationes, testimonia, hymni, doxologiae, preces aliaeque id genus formae litterariae in Sacra Scriptura et ab hominibus illius aetatis usurpari solitae.
Hanc instructionem primaevam, prius ore, deinde scripto traditam - nam mox evenit ut multi conarentur «ordinare narrationem rerum» [21] quae Dominum Iesum respiciebant - auctores sacri, methodo, peculiari fini quem quisque sibi proposuit congrua, ad utilitatem ecclesiarum quattuor evangeliis consignaverunt. Quaedam e multis traditis selegentes, quaedam in synthesim redigentes, quaedam ad statum ecclesiarum attendendo explanantes, omni ope annisi sunt ut lectores eorum verborum de quibus eruditi erant, cognoscerent firmitatem. [22] Hagiographi enim ex eis quae acceperunt, ea potissimum selegerunt quae variis condicionibus fidelium et fini a se intento accommodata erant, eademque eo modo narrabant qui eisdem condicionibus eidemque fini congruebat. Cum sensus enuntiationis etiam a consecutione rerum pendeat, Evangelistae tradentes verba vel res gestas Salvatoris, hic in alio, ille in alio contextu, ea ad utilitatem lectorum explicaverunt. Quapropter indaget exegeta quid Evangelista, dictum vel factum hoc modo narrans vel in certo contextu ponens, intenderit. Veritati narrationis enim minime officit Evangelistas dicta vel res gestas Domini diverso ordine referre [23] Eiusque sententias non ad litteram, sensu tamen retento, diversimode exprimere. [24] Nam, ut ait S. Augustinus: «Satis probabile est quod unusquisque Evangelistarum eo se ordine credidit debuisse narrare, quo voluisset Deus ea ipsa quae narrabat eius recordationi suggerere, in eis dumtaxat rebus, quarum ordo, sive ille, sive ille sit, nihil minuit auctoritati veritatique evangelicae. Cur autem Spiritus sanctus dividens propria unicuique prout vult, [25] et ideo mentes quoque sanctorum propter Libros in tanto auctoritatis culmine collocandos, in recolendo quae scriberent sine dubio gubernans et regens, alium sic, alium vero sic narrationem suam ordinare permiserit, quisque pia diligentia quaesiverit, divinitus adiutus poterit invenire». [26]
Exegeta, nisi ad haec omnia quae ad originem et compositionem Evangeliorum spectant attenderit et quaetumque probanda recentes investigationes attulerunt, rite adhibuerit, munus suum perspiciendi quid hagiographi intenderint quidque reapse dixerint, non implebit. Cum ex eis quae novae inquisitiones contulerunt appareat doctrinam et vitam Iesu non simpliciter relatas fuisse, eo solo fine ut memoria tenerentur, sed «praedicatas» fuisse ita ut Ecclesiae fundamentum fidei et morum praeberent, interpres testimonium Evangelistarum indefesse perscrutans, vim theologicam perennem Evangeliorum altius illustrare et quantae sit Ecclesiae interpretatio necessitatis quantique momenti in plena luce collocare valebit.
Multa supersunt eaque gravissima in quibus edisserendis et explanandis exegeta catholicus acumen et ingenium libere exercere potest et debet, ut ad omnium utilitatem, ad maiorem in dies doctrinae sacrae profectum, ad iudicium magisterii Ecclesiae praeparandum et ulterius fuleiendum, ad Ecclesiae defensionem et honorem ex suo quisque viritim conferat. [27] At semper animum gerat paratum ad Ecclesiae magisterio obtemperandum, neque obliviscatur Apostolos Spiritu sancto repletos bonum nuntium praedicasse, Evangelia conscripta esse Spiritu Sancto inspirante, qui eorum auctores ab omni errore praeservabat. «Non enim per alios dispositionem salutis nostrae cognovimus, quam per eos per quos Evangelium pervenit ad nos: quod quidem tunc praeconaverunt, postea vero per Dei voluntatem in Scripturis nobis tradiderunt, fundamentum et columnam fidei nostrae futurum. Non enim fas est dicere, quoniam ante praedicaverunt quam perfectam haberet agnitionem; sicut quidam audent dicere, gloriantes emendatores se esse Apostolorum. Postea enim quam surrexit Dominus noster a mortuis, et induti sunt supervenientis Spiritus Sancti virtutem ex alto, de omnibus adimpleti sunt, et habuerunt perfectam agnitionem; exierunt in fines terrae, ea quae a Deo nobis bona sunt evangelizantes, et coelestem pacem hominibus annuntiantes, qui quidem et omnes pariter et singuli eorum habentes Evangelium Dei». [28]
3. Illorum vero quibus munus docendi in Seminariis vel in id genus Institutis commissum est, «prima cura sit, ut... sic omnino tradantur Divinae Litterae, quemadmodum et ipsius gravitas disciplinae et temporum necessitas admonent». [29] Magistri imprimis theologicam doctrinam exponant, ut Sacrae Scripturae «futuris Ecclesiae sacerdotibus fiant et propriae cuiusque vitae spiritualis fons purus atque perennis, et sacri concionandi muneris quod suscepturi sunt, alimentum et robur». [30] Iidem cum artem criticam, ante omnia litterariam, ut aiunt, exercent, id agant, non ut hanc artem propter seipsam colant, sed ut eius luce sensum a Deo per hagiographum intentum enucleatius perspiciant. Ne igitur sistant media via, suis litterariis inventis unice contenti, sed insuper ostendant quomodo haec reapse conferant ad doctrinam revelatam clarius intellegendam, vel, si res ferat, ad fallacias refellendas. Qui alios instituentes has normas sequuntur, efficient ut alumni in Sacra Scriptura id inveniant «quod mentem ad Deum attollat, animum enutriat, interiorem vitam Promoveat». [31]
4. Ii vero qui populum christianum sacris contionibus erudiunt, maxima prudentia opus habent. Imprimis tradant doctrinam, memores admonitionis S. Pauli: «Attende tibi, et doctrinae: insta in illis. Hoc enim faciens, et teipsum salvum facies, et eos, qui te audiunt». [32] A novitatibus futtilibus vel non satis probatis proponendis prorsus abstineant. Opiniones novas, iam solide probatas, si necesse est, caute, ratione habita auditorum, exponant. Cum eventus biblicos narrant, adiuncta ficta veritati haud conformia ne addant.
Quae prudentiae virtus ab his praesertim colenda est, qui inter christifideles scripta vulgant. Supernas divini verbi divitias sedulo promant «ut fideles... ad vitam recte conformandam moveantur et incendantur». [33] Sanctum habeant numquam a communi doctrina ac traditione Ecclesiae vel minimum discedere; utique vera scientiae biblicae incrementa, quaecumque recentiorum sollertia contulerit in rem suam convertant, sed temeraria novatorum commenta omnino devitent. [34] Severe prohibentur quominus pernicioso pruritu novitatis seducti, quaelibet difficultatum solutionis tentamenta sine prudenti delectu et serio discrimine inconsiderate disseminent, ita plurimorum fidem turbantes.
Iam pridem haec Pontificia Commissio de Re Biblica opportunum censuit in memoriam revocare etiam libros et articulos in commentariis et diariis de re biblica edendos, utpote res religiosas et ad religiosam christifidelium institutionem spectantes, Ordinariorum auctoritati et iurisdictioni subesse. [35] Rogantur ergo Ordinarii ut huiusmodi scriptis vulgaribus maxima eum diligentia invigilent.
5. Consociationum biblicarum qui curam habent, legibus a Pontificia Commissione de Re Biblica statutis inviolate obtemperent. [36]
Quae omnia si servata fuerint, studium Sacrarum Scripturarum cedet in utilitatem fidelium. Nemo erit qui nostris etiam diebus non experiatur quod S. Paulus scripsit: Sacrae Litterae «possunt instruere ad salutem, per fidem, quae est in Christo Iesu. Omnis scriptura divinitus inspirata utilis est ad docendum, ad arguendum, ad corripiendum, ad erudiendum in iustitia: ut perfectus sit homo Dei, ad omne opus bonum instructus». [37]
Hanc autem Instructionem Ss.mus Dominus Noster Paulus Pp. VI, in Audientia die 21 Aprilis a. 1964 infrascripto Rev.mo Consultori ab Actis benigne concessa, approbavit et publici iuris fieri mandavit.
Romae, die 21 Aprilis a. 1964.

Beniamin N. Wambacq, O.Praem.,
Consultor ab Actis.


NOTAE
[1] I Tim. 3,15.
[2Divino afflante Spiritu; Enchiridion Biblicum (EB) 564; A.A.S. XXXV (1943), p. 319.
[3] Cf. Spiritus Paraclitus; EB 451; A.A.S. XII (1920), p. 392.
[4] Litt. Apost. Vigilantiae; EB 143; Leonis XIII Acta, XXII, p. 237.
[5Divino afflante Spiritu; EB 560; A.A.S. XXXV (1943), p. 316.
[6] Cf. Mc. 3,14; Lc. 6,13.
[7] Cf. Lc. 1,2; Act. 1,21-22. [8] Cf. Lc. 24,48; Io. 15,27; Act. 1,8; 10,39; 13,31.
[9] Cf. Lc. 24,44-48; Act. 2,32; 3,15; 5,30-32.
[10] Cf. Act. 10,36-41.
[11] Cf. Act. 13,16-41 cum Act. 17,22-31.
[12] Act. 2,36; Io. 20,28.
[13] Act. 2,22; 10,37-39.
[14] Cf. Io. 14,26; 16,13.
[15] Io. 2,22; 12,16; 11,51-52; cf. 14,26; 16,12-13; 7,39.
[16] Lc. 24,27.
[17] Lc. 24,44-45; Act. 1,3.
[18] Act. 6,4.
[19] Rom. 1,14.
[20] I Cor. 9,19-23.
[21] Cf. Lc. 1,1.
[22] Cf. Lc. 1,4.
[23] Cf. S. Ioan. Chrys., In Mat., Hom. I, 3; PG 57,16-17.
[24] Cf. S. August., De consensu Evang., 2, 12, 28; PL 34,1090-1091.
[25] I Cor. 12,11.
[26De consensu Evang., 2, 21, 61s.; PL 34,1102.
[27] Cf. Divino affante Spiritu; EB 565; A.A.S. XXXV (1943), p. 319.
[28] S. Iren., Adv. Haer., III 1, 1; Harvey II. 2; PG 7,844.
[29] Litt. Apost. Quoniam in re biblica; EB 162; Pii X Acta, III, p. 72.
[30Divino afflante Spiritu; EB 567; A.A.S. XXXV (1943), p. 322.
[31Divino afflante Spiritu; EB 552; A.A.S. XXXV (1943), p. 311.
[32] I Tim. 4,16.
[33Divino afflante Spiritu; EB 566; A.A.S. XXXV (1943), p. 320.
[34] Cf. Litt. Apost. Quoniam in re biblica; EB 175; Pii X Acta, III, p. 75.
[35] Instructio ad Ex.mos locorum Ordinarios... 15 Dec. 1955; EB 626; A.A.S. XLVIII (1956), p. 63.
[36] EB 622-633; A.A.S. XLVIII (1956), pp. 61-64.
[37] II Tim. 3,15-17.



No hay comentarios:

Publicar un comentario